terça-feira, 8 de junho de 2010

Serra defende unificação e redução dos impostos para etanol


O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, defendeu nesta segunda-feira(7) a unificação e a redução das alíquotas estaduais do ICMS sobre a produção de etanol. Ele sugeriu um índice de 12% adotado atualmente no Estado de São Paulo.
"O governo federal tem que se jogar nisso ativamente. É preciso unificar e reduzir a alíquota", afirmou em evento organizado pelo setor sucroenergético.

Ele usou boa parte de seu discurso para listar medidas tomadas por São Paulo. O ex-governador paulista lembrou que o Estado produz em torno de 60% do etanol exportado.
"Não quero fazer nenhum lance de campanha, mas o Brasil pode fazer muito mais nessa área, como a criação de um mercado mundial de etanol".

Para Serra, a área de combustível e etanol deve ter uma diretoria dentro da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Ismael Perina, presidente da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), fez cobranças e críticas.
Segundo ele, o crescimento do setor precisa de medidas que fortaleçam a competitividade dos produtores e linhas de crédito especiais para o setor.

Perina fez duras críticas à complacência do atual governo com invasões de propriedades rurais, e afirmou, que é preciso questões trabalhistas que respeitem as especificidades do setor rural, como a melhor definição das condições análogas ao trabalho escravo.
"Hoje predomina a subjetividade", afirmou. Segundo ele, os agricultores são "os grandes responsáveis pela harmonização da produção e da preservação ambiental".

Nenhum comentário: