
José Serra vai cuidar da saúde das gestantes desde o momento em que elas descobrirem que estão grávidas. A assistência médica integral durante a gravidez ganhará um programa nacional, o “Mãe Brasileira”.
"A gestante terá acompanhamento médico e saberá em que hospital será o parto", disse Serra. "Ela terá os seis exames pré-natais que são fundamentais, além de um bom acompanhamento no parto e no pós-parto.”
Será um dos mais eficazes programas de assistência à saúde da gestante já elaborados no Brasil. O "Mãe Brasileira" levará para todo o país o modelo da "Mãe Curitibana", programa criado pela Prefeitura de Curitiba e depois implantado com êxito por Serra na Prefeitura de São Paulo.
As grávidas ganham vale-transporte para comparecer a todos os exames. Também recebem enxoval para o bebê na maternidade, entre outros benefícios. E são convidadas para a primeira consulta pediátrica. O bebê estará cercado de atenção durante todo esse tempo.
“Amar é cuidar; cuidar da saúde da mulher, da gestante e do bebê”, afirmou Serra numa mensagem dedicada às mulheres, que são prioridade em suas propostas de políticas públicas desde que foi ministro da Saúde.
São desse período: Programa Pré-Natal, Pagamento de Anestesia no Parto Natural do SUS, Bolsa Alimentação (para gestantes e bebês até quatro anos) e Programa de Combate ao Câncer de Mama e do Colo do Útero. Em São Paulo foram lançados: Mutirões de Mamografia, Programa de Redução da Gravidez na Adolescência, Mãe Paulistana (na prefeitura), Casas de Parto, UTIs Neonatais (para criança que nasce com falta de peso) e apoio às vítimas de violência sexual.

“Para cuidar da saúde da mulher, é preciso agir”, diz Serra - e ele age. Exames pré-natais são muito importantes para dar segurança à gestante e amparar seu filho. Os procedimentos asseguram a redução da mortalidade infantil, de acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde.
O programa “Mãe Brasileira” será muito importante para que o país possa retomar “aquele pique que a Saúde teve quando eu fui ministro. Não é que a Saúde tenha andado pra trás, mas deixou de avançar tanto quanto precisa conforme as necessidades", disse o candidato da coligação “O Brasil Pode Mais”.
A importância do carinho na criação dos filhos
Aproximar as mães e os serviços de Saúde usando como princípio a informação - este é um diferencial do programa.
Para muitas gestantes atendidas pelo programa, a ansiedade natural nos meses que antecedem o parto é amenizada pelo acolhimento e as orientações que recebem das equipes do Mãe Paulistana.
Durante a gravidez, além das consultas de pré-natal, as mulheres participam de encontros periódicos realizados nas unidades de Saúde. Nessas reuniões, há atividades como contação de histórias, aulas sobre cuidados durante a gestação e com o bebê e informações sobre cidadania, como a importância de registrar os filhos.
Na maternidade, as mães recebem mais orientações sobre os cuidados com o bebê, contracepção e prevenção de doenças. No momento em que recebem alta são entrevistadas e avaliam a qualidade do atendimento recebido. Também são orientadas sobre como evitar a exposição dos bebês às situações de violência e a importância do carinho na criação dos filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário