
AMEs são clínicas projetadas para fazer consultas, exames de alta e média complexidade, como ultrassonografias e endoscopias, e até pequenas cirurgias. Ao concentrar esses serviços em um único lugar, as unidades reduzem as filas. Com isso, conseguem desafogar os hospitais, que passam a fazer somente aquilo que é seu papel no SUS – atender urgências, fazer cirurgias mais complexas e internações.
Como ministro da Saúde, Serra combateu a espera por cirurgias, exames e consultas, criando os mutirões. Um dos mais notáveis foi o da cirurgia de catarata. Em 1998, havia cerca de 600 mil pessoas na lista de espera. Com o mutirão, até 2001, foram realizadas 1 milhão de cirurgias de catarata, eliminando totalmente a espera nessa área.
Como prefeito e governador de São Paulo, Serra fez a saúde avançar ainda mais. Na prefeitura, fez 14 grandes mutirões de saúde em cirurgia pediátrica, catarata, mamografia e dermatologia, realizando um total de mais de 50 mil procedimentos. No governo estadual, realizou 10 grandes mutirões. Em 2007, criou o modelo inovador dos 30 AMEs que existem em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário