sexta-feira, 16 de julho de 2010

Serra se reúne com artistas e intelectuais em restaurante do Rio


O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, se reuniu na noite desta quarta-feira (14) com cerca de 150 artistas e intelectuais num restaurante na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio.O encontro foi organizado pelos cineastas Guilherme Coelho e Cacá Diegues, além do poeta Ferreira Gullar.

Entre os convidados estavam os atores Maitê Proença, Carlos Vereza e Rosamaria Murtinho, o humorista Marcelo Madureira, a cantora Sandra de Sá, o ex-titã Charles Gavin, o cineasta Zelito Vianna, entre outros.

“Sou contra artista declarar voto e pedir verba. Estou escutando os candidatos, que é o que a gente pode fazer para escolher o voto. Mas não tenho nenhuma afinidade com o PT”, afirmou o humorista Marcelo Madureira.

“Não estou satisfeita com o governo e vim aqui ouvir as plataformas e ver se concordo”, disse a atriz Maitê Proença. “O que está dando certo tem que continuar, mas tem muita coisa pra mudar”, disse ao candidato, o escritor Ferreira Gullar.

Direitos autorais
Na reunião, o candidato pediu sugestões aos presentes para montar sua plataforma política na questão da cultura.

Questionado sobre planos na área de direitos autorais, Serra respondeu: “Não entendo muito do tema. Mas acho que quem produz tem que ser reconhecido e tem que se encontrar maneiras de fazer isso. Quero aprender mais sobre o assunto”.

O músico Charles Gavin chamou de ultrapassada a legislação cultural no que diz respeito a impostos e questões trabalhistas no setor. O candidato pediu que lhe fossem enviadas sugestões sobre o tema, depois de defender que a Lei Rouanet não pode ser a única fonte de investimento em produção cultural.

“Minha ideia é ter um documento com itens programáticos na cultura. Mas quero ideias”, afirmou, antes de abrir a reunião para perguntas dos convidados.

Estiveram no evento ainda o desenhista Daniel Azulay, o crítico de cinema Rubens Edwald Filho, o imortal Ivan Junqueira, os diretores Moacyr Goes e Andrucha Waddington, além do músico Fausto Fawcett.

Foto: Alícia Uchôa/G1

Nenhum comentário: