quarta-feira, 14 de julho de 2010

Serra vai dar atenção especial às pessoas com deficiência

José Serra vai garantir aos brasileiros com deficiência o acesso ao mercado de trabalho, ao sistema educacional, à cultura, ao lazer e ao desporto. Não é só promessa, não. A preocupação de Serra com as pessoas com deficiência vem desde o Ministério da Saúde (1998/2002), quando ele tornou obrigatório o “teste do pezinho”. Desde então, foram feitos mais de 20 mil diagnósticos precoces de anomalias congênitas em todo o país. Na prefeitura de São Paulo, Serra criou a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e pôs em prática uma nova filosofia no tratamento dessa questão: hoje, as novas calçadas e equipamentos públicos são obrigados a garantir acessibilidade total.

Na Presidência, Serra vai criar uma Rede Nacional de Reabilitação inspirada em iniciativas como a Rede Lucy Montoro, em São Paulo, e a Rede Sarah, de Brasília. Também vai oferecer estímulos para a contratação de pessoas com deficiência pelos governos e empresas privadas, além de organizar espaços com garantia de completa acessibilidade nas ruas, calçadas, conjuntos habitacionais e prédios públicos e privados em todas as cidades.

“São pessoas como as outras, que só precisam de um apoio maior pra poder exercer a capacidade que têm, na leitura, no esporte, no emprego, na cidadania", afirmou José Serra, ao anunciar sua proposta. O ministério vai trabalhar em várias frentes para assegurar a 28 milhões de brasileiros que vivem com algum tipo de deficiência o respeito aos seus direitos.

Como governador, Serra continuou o trabalho e implementou a Rede Lucy Montoro, centros de saúde de última geração voltados exclusivamente para o atendimento e reabilitação de pessoas com deficiência, contando com oficinas terapêuticas, oficinas de próteses, piscina para hidroterapia, laboratório de avaliação cardiovascular, quadra poliesportiva, espaço para condicionamento físico, salas para RPG e terapia ocupacional e outras estruturas.

Enfim, as pessoas com deficiência vão finalmente receber o cuidado que merecem. Para coordenar todas essas políticas, José Serra vai criar um Ministério Especial encarregado de formular uma ação nacional. Você que conhece o Serra sabe do quanto ele é capaz quando se dedica a melhorar a vida das pessoas, uma marca de sua gestão em todos os lugares por onde passou. Como presidente da República, ele vai fazer ainda muito mais pelos deficientes.

Nenhum comentário: