
José Serra anunciou em Curitiba a criação do "Mãe Brasileira", programa que vai assegurar assistência médica integral a todas as mulheres durante a gravidez e até depois do parto.
Com o "Mãe Brasileira", a gestante será assistida pelo médico, terá assegurados todos os exames pré-natais e, desde o início da gravidez, saberá em que hospital vai dar à luz.
Trata-se de um dos mais eficazes programas de assistência à saúde da gestante já elaborados no Brasil. O "Mãe Brasileira" levará para todo o país o modelo da "Mãe Curitibana", programa criado pela Prefeitura de Curitiba e depois implantado com êxito por Serra na Prefeitura de São Paulo.
Em São Paulo, as grávidas ganham vale-transporte para comparecer a todos os exames. Também recebem enxoval para o bebê na maternidade, entre outros benefícios.
"A gestante terá acompanhamento médico e saberá em que hospital será o parto", disse Serra. "Ela terá os seis exames pré-natais que são fundamentais, além de um bom acompanhamento no parto e no pós-parto”.

A preocupação do candidato com o atendimento às mulheres acompanha sua vida pública. Quando ministro da Saúde, Serra determinou o aumento, de um para seis, do número de exames das gestantes. Também tomou várias medidas relacionadas à prevenção. Entre elas, as campanhas contra o câncer de colo de útero e de vacinação contra a rubéola, além da melhora dos serviços por meio da elevação, em 160%, da remuneração do SUS por partos.
Já o “Mãe Paulistana”, administrado pela Secretaria de Saúde do município, completou três anos de existência. O programa já realizou mais de 1,8 milhão de consultas e 308mil partos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário