quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como presidente, Serra vai renovar concessões no Brasil


O candidato do PSDB à presidência, José Serra, pretende renovar as concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica que vencem a partir de 2015, caso vença as eleições deste ano. Segundo o ex-diretor da ANP David Zylbersztajn, responsável pelo programa para a área de energia do candidato, a medida preservaria o valor dos ativos e garantiria estabilidade e previsibilidade ao setor.

"O espírito do governo Serra é o de renovar as concessões. Vamos fazer isso, a não ser que algum empreendimento ou gerador não mereça, não esteja atendendo às expectativas de qualidade", disse Zylbersztajn, durante o Energy Summit, nesta terça-feira, no Rio de Janeiro.

O ex-diretor da ANP não poupou críticas ao modelo de partilha para a atividade petrolífera na camada pré-sal e à criação de uma estatal voltada para a exploração e produção de petróleo no pré-sal. "O órgão estatal estará comprando e vendendo petróleo, fazendo trading. Não estou dizendo que vão ser corruptos, mas a janela para a corrupção é enorme".


Segundo Zylbersztajn, não existe uma conta que prove que o modelo de partilha gere mais retorno do que o de concessões. Ele ainda comparou as diferenças políticas entre os países que adotaram o modelo de concessão, citando EUA, Noruega, Canadá e Reino Unido, e aqueles que praticam o modelo de partilha, nomeando Venezuela, Irã, Iraque, Arábia Saudita e Líbia. "É para este clube que nós queremos entrar?", destacou.

Um comentário:

Marly Winnie disse...

Contrato de Concessão é modelo de comprovado sucesso no Brasil!!! Ninguém pode duvidar.

O que está faltando para o Serra é conhecer as novidades de uma pesquisa geológica que REVOLUCIONA a atividade da extração do petróleo onshore! No atual governo não existe oportunidade de se discutir esta proposta, pois o Lula só enxerga o pré-sal! Por isso acredito que a assessoria do Serra precisa conhecer as verdades sobre o petróleo onshore. "Ele é abundante, mais barato, mais fácil e oferece menos riscos que o petróleo de águas ultra profundas", diz o pesquisador. Seria a grande novidade da campanha do Serra: o incentivo à atividade do petróleo onshore! É assunto novo e alternativo ao programa da Dilma. Os problemas da PTbras com o petróleo do pré-sal precisam ser evidenciados pelo PSDB para derrubar a "madrinha do pré-sal". Não podemos perder esta oportunidade!!! Conheçam o pesquisador em www.petroleoeecologia.com.br e levem ele para o time do Serra. A hora do Serra atacar com novidades é AGORA!