
Apesar do Estado ter um poder muito menor que o do governo federal, Serra contou que foi possível ampliar o serviço de metrô no estado por meio de financiamentos junto ao Banco Interamericano, Banco Mundial, do BNDES e outros. Desta forma 26 estações, considerando as novas e as da CPTM que foram totalmente refeitas, foram entregues em São Paulo.
A proposta de fazer 400 quilômetros de metrô vem para suprir as necessidades das grandes capitais brasileiras – Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador, entre outras - que apresentam déficit no transporte público. “Minha ideia é fazer investimentos junto com os governos estaduais, as prefeituras, com financiamentos externos, financiamentos do BNDES e participação privada. Desta forma dá perfeitamente para fazer isso no Brasil nos próximos anos”, afirmou. Serra lembrou ainda a utilidade social no metrô. “O transporte mais rápido, é o transporte no horário e é o transporte mais confiável, isto é fundamental para a população que trabalha no nosso país”, disse.
Quando questionado se até o final do mandato dá para fazer e começar em todas essas cidades, Serra não titubeou: “Sem dúvida nenhuma. Em quatro anos você começa e em alguns casos você termina porque se trata de prolongar, se trata de concluir a obra, é o caso patético do metrô de Salvador. Já se gastaram bilhões e o metrô de Salvador está lá parado, até hoje não andou um passageiro. O de Fortaleza também não roda nada, já foi um dinheirão gasto, e não aconteceu nada".
Nós temos que fazer metrôs em todas as grandes cidades, nas principais capitais porque isso para a população representa melhora de padrão de vida", afirmou. "Eu acho que o Governo Federal tem que fazer um plano para metrô em todas as cidades acima de 500 mil habitantes no Brasil, porque é muito mais barato fazer metrô, desapropriação e planos quando a cidade é menor do que quando é uma mega metrópole.
Durante a entrevista Serra contou: "Agora mesmo eu estava conversando com o condutor do trem, ele disse que nunca viu tantos investimentos na CPTM, que é um metrô de superfície. Da mesma forma reagiu um passageiro que nunca viu uma massa de investimentos como os atuais".
É isso ai. Com José Serra o transporte público vai ter prioridade.
Veja aqui o que Serra já fez.
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