As três maiores cidades de Santa Catarina representaram, juntas, mais da metade dos 255 mil votos de vantagem de José Serra (PSDB) em relação a Dilma Roussef (PT) no primeiro turno da eleição presidencial no Estado. Florianópolis, Joinville e Blumenau trouxeram 130.875 votos de vantagem para o candidato tucano. Em todo o Estado, Serra venceu por 255.595 votos de diferença sobre a adversária.
O maior município de Santa Catarina, administrado pelo petista Carlito Merss e alvo de uma visita do presidente Lula em setembro, registrou uma diferença de 60.366 votos em favor de Serra. A exemplo de 2002 e 2006, a cidade tem sido decisiva nas eleições catarinenses: na disputa estadual, o candidato Raimundo Colombo obteve ali a expressiva vantagem de 130 mil votos sobre Ideli Salvatti, do PT. Em relação à candidata Angela Amin (PP), a vantagem chegou a 150 mil votos.
Para o coordenador do Pesquisas Sociais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Sérgio Saturnino, o fato das três cidades estarem em áreas mais industrializadas "facilitaria" o desempenho do candidato do PSDB. Ele avalia que a petista tem sido mais bem votada em áreas com menor índice de desenvolvimento social.
"Serra conquista mais votos em áreas urbanas e industrializadas, enquanto Dilma tem melhor desempenho em localidades mais dependentes de ações do governo", afirma, destacando que a rejeição do prefeito de Joinville teria contribuído para o fraco desempenho de Roussef na cidade. "Pesquisas feitas pela própria universidade mostram que a população está descontente com a prefeitura. Isso obviamente refletiu na votação de Dilma em Joinville".
Nenhum comentário:
Postar um comentário